EJA E A TERCEIRA IDADE: UMA COMBINAÇÃO QUE GERA QUALIDADE DE VIDA
- Eliete Bahia
- 1 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um campo da educação cuja finalidade é garantir o direito à educação àqueles que não tiveram acesso a esta na chamada "idade regular". Outra característica predominante da EJA diz respeito à diversidade que contempla em seus espaços educacionais. Podemos identificar na EJA diferentes idades, gêneros, raças e culturas. Dentre os sujeitos que frequentam as salas de aula desta modalidade de ensino encontram-se pessoas da Terceira Idade, que estão ali em busca de algo. Entendendo esse desejo nossa equipe de coordenadores e professores tem buscado de forma criativa e pedagógica trazer para sala de aula não apenas o aprender mas o prazer de reaprender !
Essa semana nossas turmas do primeiro segmento da EJA, participaram do lançamento do Projeto Africanidade. Com uma atividade de partilha foi servido o bolo "nega maluca" e contada a história de seu nome e receita. Além disso, foi contada a história "As três moedas de ouro", do livro "Três contos africanos", de Rogério Andrade Barbosa. Este livro consta no acervo da Biblioteca escolar.
Diante das atividades realizadas, foi possível observar a satisfação e alegria de nossos alunos, em especial em redescobrir sobre suas origens, cultura e raça.
Nesse sentido, torna-se relevante indagar: as experiências realizadas na modalidade EJA em nossa escola são cada vez mais significativas, promovendo formação humana com o acesso a cultura, de modo que os alunos aprimorem sua consciência crítica e adotem atitudes éticas para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual. O papel fundamental da EJA é fornecer subsídios para que os alunos se afirmem como sujeitos ativos, críticos, criativos e democráticos.
Parabéns aos nossos profissionais pelo compromisso e dedicação na Educação de Jovens e Adultos!!

Comments